sábado, 21 de julho de 2018

Instituto Zerbini e Rede Copa realizaram I Roda de Conversa da Rede Copa sobre Fundo de Investimento Social



A Rede Copa e o Instituto Zerbini realizaram no dia 12 de julho na sede do STR de Araguaína a I Roda de Conversa da Rede Copa sobre Fundo de Investimento Social que reuniram representantes do STR e de diversas comunidades rurais.

O foco da reunião foi quais necessidades de investimentos sociais seriam necessários para promover o fomento das práticas agroecológicas e agricultura sintrópica no meio rural.

Após um longo bate papo, e diversas falas, chegou a um consenso que a inexistência de três fatores impossibilita a implementação de políticas de inclusão produtiva no campo.

O primeiro item citado foi a questão da assistência técnica periódica inexistente nas comunidades que desejam migrar para este tipo de agricultura.

O segundo item citado foi as linhas de crédito que existem, porém estão indisponíveis a quem desejam acessá-las.

O terceiro item citado foi a comercialização dos produtos dessa agricultura que não utiliza insumos químicos, que não têm um espaço específico para vender a produção.

Finalizado a apresentação dos obstáculos existentes, foi aprovado a constituição de 3 Fundos de Investimento Social: um destinado ao acompanhamento técnico e identificação de procedência da produção; outro destinado a estruturar um circuito de feiras e de centrais de distribuição dos produtos até o consumidor final; e por último um destinado a estruturar um sistema de finança solidária que possibilite disponibilizar linhas de crédito de custeio e investimento para fortalecer a produção deste tipo de alimento saudável.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário