domingo, 18 de maio de 2014

Ciclo de Reuniões junto a Grupos Produtivos Solidários da Região de Araguaina

Os assessores Marcio Zerbini e Paula Zerbini do Instituto Zerbini promoveram no dia 18 de maio de 2014, reuniões com Grupos Produtivos Solidários dos Projetos de Assentamentos Alto Bonito, Água Branca, Coruja. Nestas reuniões foi trabalhado "Oficina de Planejamento Participativo de Elaboração de Projetos Ecossociais" visando organizar projetos produtivos que tenham como objetivo a superação de vulnerabilidade econômica e geração de renda.

Também foi trabalhado a construção de um diagnóstico local como a definição das Cadeias Produtivas necessária para promover o Desenvolvimento Sustentável e Solidário deste Grupos de acordo com suas especificidades e afinidades internas.

Nesse processo de diagnosticar  as necessidades e dificuldades dos Grupos Produtivos, os consultores constataram que existem algum em comum em todos os visitados, a falta de acompanhamento técnico periódico, a falta de acesso a crédito para custeio e investimento a produção, e principalmente a falta de agroindústrias necessárias para vender a produção, entre as agroindústrias a que mais chamou atenção foi a de polpa de fruta. Em todas as visitas os agricultores e agricultoras questionaram como o Instituto poderiam ajudá-los a vender a polpa de fruta pois existiam muitos assentados e assentadas que fabricavam a polpa em suas propriedades e desde então estavam preocupados até quando poderiam comercializar em função da legislação sanitária.

Os assessores citaram que o Instituto esta buscando um meio para construir uma agroindústria solidária de polpa de fruta destinada a atender todos os Grupos Produtivos da região de uma tal forma que os assentados tenham condição de aumentar a produção de frutas tanto nativas do cerrado como da amazonia e as tradicionais para que estas sejam transformadas em polpas e comercializadas dentro da legislação sanitária vigente do MAPA para as Compras Institucionais e para o mercado convencional.

O Instituto repassou aos assentados que vem se comunicando com a COOPAPI do RN que foi contemplada com uma Fábrica de Polpa de Frutas por meio de recursos da FBB. Em contato telefônico, com seu presidente Marto o mesmo informou ao Instituto que a cooperativa esta fazendo os ajustes necessários junto ao MAPA para que esta agroindústria saia dentro de seus padrões. Em conversas o presidente citou que após os ajustes necessários a cooperativa repassará  todas as orientações necessárias para construção de uma agroindústria similar a que estão construindo.

O Instituo então está aguardando mais detalhes para buscar recursos para construir uma na região de Araguaina, e assim desta forma fazer com que não se perca mais frutas tão importantes para fabricação de polpas.

O ciclo de reuniões é um mecanismo de organizar grupos produtivos desarticulados de uma forma que se unam e trabalham dentro dos princípios da Economia Solidária: Cooperação, Autogestão, Ação Econômica, Solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário