terça-feira, 8 de setembro de 2015

Instituto inicia implantação das primeiras Unidades Produtivas do Sistema Coletivo de Produção

O Instituto deu inicio a implantação das primeiras Unidades Produtivas do Sistema Coletivo de Produção, com apoio do Banco da Amazônia por meio de seu Edital de Patrocínio 2015. Neste mês de setembro, iniciou a implantação de 5 (cinco) Unidades Produtivas fruto do apoio dessa instituição bancária por meio do projeto "Implantação de Sistema Coletivo de Produção".

Nesse projeto aprovado no Edital de 2015, o IZ realizará além da implantação das unidades de produção, oficinas diversas e o diagnóstico rural participativo de cada local, comunidade rural participante.

O apoio aos projetos do IFESDS é fundamental ao mesmo para o fortalecimento da economia solidária e do desenvolvimento sustentável no campo através da implantação de unidades produtivas de base agroecológica e agroflorestal.

O primeiro passo para auto suficiência sustentável dos "Sistemas Coletivos de Produção", está se iniciando nessas primeiras Unidades Produtivas que estão surgindo, no qual a busca pela geração de renda agregada a sustentabilidade é o fator gerador do processo para agricultores familiares (assentados e não-assentados) participantes dos grupos produtivos solidários que compõe o Sistema Coletivo de Produção iniciado nas comunidades rurais (povoados e assentamentos) que receberão turmas do projeto.

A construção desse modelo de produção é um caminho para minimizar ou melhor, diminuir a alta vulnerabilidade socioeconômica presentes nas comunidades rurais da região Norte do Tocantins. A construção de modelos produtivos de produção solidária é um dos mecanismo para superar a miséria e a pobreza do campo, forte e crescente nos povoados e assentamentos rurais fruto da falta de apoio financeiro, investimento e custeio, para as cadeias produtivas agroecológicas ligadas a agricultura, pecuária e silvicultura como de estruturas de canais de comercialização oriundos do sistema "Fair Trade", comércio justo e solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário