sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Instituto inicia a primeira Organização de Controle Social (OCS) na região de Araguaina


O Instituto de Fomento à Economia Solidária e ao Desenvolvimento Sustentável iniciou no dia 01 de outubro de 2015 na sua sede a primeira reunião com lideranças de comunidades rurais para constituição da primeira OCS (Organização de Controle Social) da região de Araguaína-TO.

Estiveram presentes lideranças dos Projetos de Assentamentos Mantiqueira, Santa Marta, Ventura, Rio Preto, Ipê amarelo, Paraíso, Água Branca, Brejão, Mogno, Amigos da Terra e  Costa Rica, além de lideranças que compreende a agricultura periurbana de Araguaína.

Ficou definido que na próxima reunião será escolhido o nome da OCS (Organização de Controle Social) e os caminhos que a mesma deva seguir, no qual a mesma seja a base para organização de outras OCS's (Organização de Controle Social) de expressão local, e não regional como a ser formada.

Com a constituição da OCS (Organização de Controle Social) , espera-se a construção de práticas sustentáveis e solidárias para promover uma agricultura familiar forte e geradora de renda e emprego no campo.



Vale ressaltar que, o comércio de produtos orgânicos no Brasil e no mundo depende da relação de confiança entre produtores e consumidores. Mas, para que isso aconteça, a venda direta para o consumidor final é de muita importância. Afinal de contas, é a partir dela que são estabelecidos preços mais justos e o produtor tem a oportunidade de mostrar sua preocupação com o cultivo dos alimentos, que, no caso dos orgânicos, leva em conta o respeito à natureza e à saúde do homem, utilizando técnicas especiais.

Considerando essa realidade, as leis brasileiras abriram uma exceção à obrigatoriedade da certificação de produtos orgânicos para a venda direta aos consumidores finais por agricultores familiares. Mas, para isso, estes agricultores precisam estar vinculados a uma Organização de Controle Social – OCS.

Mais informações sobre controle social na venda direta ao consumidor de produtos orgânicos sem certificação em: http://www.planetaorganico.com.br/arquivos/CONTROLE_SOCIAL.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário