terça-feira, 10 de maio de 2016

Instituto lança o FIS Agroecologia para lideranças rurais

Seguindo sua política de Estruturação dos Grupos Produtivos Agroecológicos na região norte do Tocantins, o Instituto realizou em sua sede no dia 28 de abril de 2016 o laçamento e a apresentação do "FIS Agroecologia" para lideranças rurais da região de Araguaína.

O FIS Agroecologia, faz é a ramificação do Fundo de Inclusão Socioprodutiva "FIS" constituído e de responsabilidade do Instituto.

O Instituto nesta apresentação citou aos participantes que a organização está finalizando neste primeiro semestre do ano de 2016 todas ações necessárias para o funcionamento do seu Projeto de Fundo de Inclusão Socioprodutiva, um modelo de finanças solidárias que tem o papel de gerir recursos financeiros para serem repassados a Empreendimentos Coletivos Solidários informais, sem CNPJ na forma de consórcio comunitário.

O "FIS Agroecologia" é um Fundo direcionado especificamente para promover ações de Geração de Trabalho e Renda associado ao processo de Inclusão Socioprodutivo para grupos de pessoas do meio rural que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica.

O papel do "FIS Agroecologia" será auxiliar na estruturação dos Pequenos Negócios Sociais em transição agroecológica transformando em uma ferramenta de transferência de renda para grupos de pessoas que estão em situação de pobreza e miséria no campo e não possuem as mínimas condições de acessar quaisquer linhas de crédito no sistema financeiro tradicional.

O Instituto repassou para as lideranças rurais da região de Araguaína quem em seu trabalho de estruturar a cadeia de produção de alimentos saudáveis na região, verificou um grande entrave no processo de implantação da transição agroecológica junto aos agricultores familiares, sendo este a falta de recursos financeiros para custear a implementação de propriedades de referência em agroecologia.

Durante o evento, o Instituto citou aos participantes o seu trabalho de divulgação do fundo, sendo que o próximo passo será de estruturar financeiramente o "FIS Agroecologia" captando recursos financeiros via participação em editais ou via recebimento de doações para custear a implantação desses sistemas agroecológicos nessas propriedades de referência.

O objetivo de constituir o "FIS Agroecologia" se deve a inoperância das linhas de crédito rural voltadas a produção orgânica e agroecológica do sistema financeiro tradicional que não disponibilizam recursos financeiros para apoiar projetos associativos e comunitários solidários de produção de alimentos saudáveis na região de Araguaína.

Estiveram presentes representantes de comunidades rurais dos municípios de Darcinópolis, Wanderlândia, Piraquê, Araguaína, Nova Olinda, Filadélfia e Aragominas. Ao todo indiretamente o "FIS Agroecologia" pretende beneficiar no ano de 2016 mais de 50 famílias de agricultores familiares envolvidos com o processo de transição agroecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário