sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Instituto Zerbini e Oi Futuro estrutura em 2016 primeiro Grupo de Referência em Sistema Coletivo de Produção


O Instituto Zerbini e Oi Futuro através do projeto Projeto "Construindo um novo tempo no PA Água Branca de Nova Olinda" estruturou no ano de 2016 o primeiro Grupo de Referência em Sistema Coletivo de Produção.

Seguindo sua política de Estruturação de Grupos Produtivos Agroecológicos na região norte do Tocantins, o Instituto iniciou em 2016 junto a um grupo de produtores participantes do projeto as ferramentas necessárias para implantação de um Sistema Coletivo de Produção.

Nesse processo de formação, foi iniciado o processo de formação do grupo, depois dessa fase o Instituto fomentou o processo de mutirão que gradualmente foi colocado em prática até virar um mecanismo periódico dentro do grupo, ocorrendo duas vezes por semanas, às terças e sextas-feiras.

Seguindo a metodologia do programa Sistema Coletivo de Produção, a organização continuou repassando informações aos membros do grupo visando introduzir e fortalecer a cultura da auto-gestão e preparação de adubos orgânicos (compostagem) dentro do grupo.

Ao verificar a existência de uma mínima cultura de auto-gestão e preparação de adubos orgânicos (compostagem) dentro do grupo, o Instituto passou a incentivar a auto-sustentação do processo produtivo do grupo repassando informações sobre Finanças Solidárias, principalmente o modelo de Fundos Rotativos Solidários, um modelo de poupança solidária onde todos contribuem para aumentar o investimento dentro do grupo.

O Instituto com informações oriundas desse grupo pretende em 2017 ampliar o número de Grupos Produtivos Agroecológicos utilizando o programa Sistema Coletivo de Produção para fortalecer os princípios da Agroecologia, da Economia Solidária e das Finanças Solidárias junto aos agricultores familiares em situação de alta vulnerabilidade social e econômica da comunidade e região.

PROPRIEDADES PARTICIPANTES





AUTOGESTÃO DO GRUPO




MUTIRÃO



COMPOSTAGEM 



Nenhum comentário:

Postar um comentário