quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Rede Copa de Alimentos Saudáveis reune lideranças rurais


Aconteceu no dia 01 de novembro no Centro de Orientação de Práticas Agroecológicas a nova reunião da Rede Copa de Alimentos Saudáveis com a presença de lideranças rurais do município de Araguaína, Darcinópolis, Nova Olinda, Palmeirante, Wanderlândia, e  do Secretário Municipal de Agricultura e de Meio ambiente da Prefeitura de Darcinópolis.

Na reunião foi apresentado uma proposta para o grupo organizar projetos para fortalecer a Rede Copa de Alimentos Saudáveis que foi iniciada em 2011 com o nome de "Rede de Produtores de Alimentos Saudáveis", e depois mudada em 2014 para "Rede Solidária de Produção de Alimentos Saudáveis da Região de Araguaína", e os agricultores familiares participantes ou aqueles que desejam participar dela.

Como primeira ação do grupo, ficou definido um Encontro de Trocas de Experiências que será realizado no dia 27 de novembro no Centro de Orientação de Práticas Agroecológicas, neste dia será ministrado uma palestra e depois acontecerá as trocas de conhecimentos.

Como segunda ação do grupo, ficou definido a elaboração de projetos socioambientais para captação de recursos.

Como terceira ação do grupo, ficou definido que Rede fomentará a formação de Grupos Produtivos de Transição Agroecológica e Agricultura Sintrópica que terão o papel de organizar empreendimentos econômicos solidários rurais de natureza informal nas comunidades rurais localizados na região norte do Tocantins.

Como quarta ação do grupo, ficou definido a preocupação com o processo de sucessão familiar e participação dos jovens e mulheres dentro dos Grupos Produtivos de Transição Agroecológica e Agricultura Sintrópica que irão ser formados pela da Rede Copa de Alimentos Saudáveis.

Como quinta ação do grupo, ficou definido que a Rede irá organizar uma Central de Comercialização através do projeto "Seja um Investidor Social da Rede Copa de Alimentos Saudáveis".

Como sexta ação do grupo, ficou definido que no dia 27 de novembro será iniciado o cadastramento de organizações interessadas em assinar o Termo de Adesão à Rede Copa de Alimentos Saudáveis, como associações de agricultores, sindicatos de trabalhadores rurais, instituição de ensino e pesquisa, organização de assessoria, organização de povos e comunidades tradicionais, associações de escolas, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário