sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Instituto Zerbini, CAFESSOL, SEAGRO e Dep.José Geraldo se reunem para tratar de assuntos inerentes ao cooperativismo.

Por: Genara Lopes

Na tarde desta quinta-feira, 16, o deputado José Geraldo (PTB) intermediou uma reunião com membros da Cooperativa da Agricultura Familiar de Economia Solidária de Araguaína, a Cafessol, e com o secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café.
A reunião teve como objetivo a busca de apoio do governo para atender as diversas demandas da Cooperativa, entre elas estão: a perfuração de poços semi-artesianos, a recuperação das estradas que dão acesso aos assentamentos e a disponibilização de técnicos que capacitem os produtores.
Segundo a coordenadora dos Projetos da Cafessol, Paula Zerbini, os pequenos produtores estão passando por sérias dificuldades: “A seca castiga nossos cooperados que não tem sequer água para irrigar sua produção de hortaliças. As estradas vicinais estão impossibilitando o escoamento dos produtos. Precisamos buscar meios que facilitem a vida do pequeno produtor”.
Jaime Café considera as demandas feitas pelo setor agropecuário bastante justas, em especial quando se trata do pequeno produtor e garantiu: “Muitas dessas questões colocadas aqui estão sendo debatidas com o governo, para juntos encontrarmos a melhor solução. Sabemos que o produtor precisa de um suporte e julgo uma das ferramentas indispensáveis para o produtor: a informação”.
O deputado José Geraldo relatou sua experiência com o cooperativismo: “O nome já diz tudo: tem que ajudar, tem que ter boa intenção, participar, cooperar. Cooperativismo é a moeda do terceiro milênio, porque se apropria das práticas do capitalismo de forma que a riqueza seja distribuída e que todos possam usufruir”.
O parlamentar acrescentou ainda, sua atuação, como representante da Casa de Leis, na defesa da economia solidária: “Apresentei um Projeto de Lei que cria a Frente Parlamentar em defesa da Economia Solidária e da Agricultura Familiar no Estado do Tocantins e outro que institui a política de apoio ao Cooperativismo, esses e demais projetos são para dar condições aos nossos pequenos produtores”. Nesse sentido, José Geraldo ressaltou uma grande conquista: “Está aprovado e garantido no plano plurianual uma emenda, de minha autoria, de mais de dois milhões de reais que serão destinadas à perfuração de poços semi-artesianos”.
A Cooperativa foi oficialmente fundada em janeiro de 2011 e conta, atualmente, com 173 cooperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário