sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O Instituto Zerbini faz parte do conselho comunitário do programa ReDes.

O Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES se uniram para a realização do Programa ReDes, que tem por objetivo implementar projetos de geração de trabalho e renda, por meio do fomento de cadeias produtivas e qualificação profissional.
A parceria técnica e financeira, firmada em dezembro de 2010 entre o Instituto Votorantim e o BNDES, se estenderá pelo período de 5 anos e está prevista para acontecer em 27 municípios, dos quais 25 já foram definidos e estão agrupados em 10 territórios. Os critérios de seleção que orientaram a escolha das localidades foram: indicadores socioeconômicos críticos e a presença do Grupo Votorantim na região.
O modelo de atuação proposto nesta parceria baseia-se no alinhamento com políticas públicas e na articulação entre os diversos agentes locais para apoiar o desenvolvimento local. A proposta é construir uma rede capaz de fortalecer a economia inclusiva, articulada por uma instância participativa com representação dos três setores da sociedade – governo, iniciativa privada e associações e cooperativas de produtores.
Outro aspecto relevante é a comunicação como um pilar estratégico, a fim de assegurar o compartilhamento de conhecimentos gerados no processo e a transparência no diálogo com as partes interessadas.
Este projeto tem com objetivo a geração de trabalho e renda que contribuam para transformar baixos índices socioeconômicos locais, a partir do estímulo ao desenvolvimento de cadeias produtivas e à qualificação profissional. Assim com o diálogo social e engajamento permanente com comunidades e lideranças (formais e informais), por meio da criação e/ou participação em conselhos comunitários, fóruns, comitês e instâncias democráticas locais que tenham papel propositivo para o desenvolvimento local e regional sustentável.
Fortalecimento do capital social local, por meio de processos de capacitação de organizações e articulação de redes envolvendo o primeiro, o segundo e o terceiro setor, com vistas a deixar um legado para o desenvolvimento sustentável dos territórios participantes do Programa.
Visão integrada de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável dos municípios participantes, com implementação de iniciativas de qualificação da gestão municipal, viabilizando o acesso a outras fontes financiadoras.
Compartilhamento dos conhecimentos gerados no processo em todas as etapas, gerando transparência no diálogo com as partes interessadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário