segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Projeto "Artesanato e confecção solidária" está sendo implementado na região de Araguaina

    O projeto Artesanato e Confecção Solidária é o projeto do Instituto Zerbini, patrocinado pela Caixa Econòmica Federal, voltado especificamente para o gênero feminino. Através desse projeto o Instituto está qualificando e aprimorarando a produção de artesanato e confecção dentro dos projetos de assentamentos e créditos fundiários, bem como favorecendo o processo de autogestão e emancipação feminina.

    O Instituto Zerbini, instituição declarada de utilidade pública estadual, através do projeto de lei  339/2010, publicado em http://www.al.to.gov.br/arq/AL_arquivo/26126_Diario1804.pdf, está sendo a entidade de fomento e assessoria responsável pela condução de constituição da CAFESSOL Araguaina, esta fruto da junção de assentados de diversos PAs e CFs na região de Araguaina. Nesse trabalho de mobilização e estruturação da cooperativa o Instituto diagnóstico um potencial mal aproveitado nos lotes de assentados, a produção de artesanato e de confecção.

    Nas reuniões, visualizou a baixa ou inexistente participação de jovens e de mulheres na condução do processo decisório das comunidades. Buscando uma igualdade de participação coletiva dos grupos de mulheres e da juventude, o instituto esta incentivando a constituição de associações de mulheres e jovens empreendedores solidários.

       Com a formalização desses dois grupos cria-se condição de quase igualdade no processo de tomadas de decisão nos PAs e CFs, e este esta sendo o centro do projeto, igualdade e geração de renda visando o desenvolvimento local.
 
      Durante a execução do projeto já foram ofertadas oficinas de capacitação em associativismo e cooperativismo solidário, acompanhamento técnico, além de aquisição de máquinas de costura, de fatiar babaçu e de costura em couro para equipar os núcleos produtivos. Já foram capacitadas 244 mulheres pelo projeto, este com 30% de execução.
 
Banner do projeto:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário