terça-feira, 28 de outubro de 2014

Implantação de Sistemas Coletivos de Produção

Ontem, 27 de outubro de 2014, a equipe técnica do IZ se reuniu para planejar o lançamento do novo programa de Desenvolvimento Local Sustentável e Solidário que a organização irá implantar nas comunidades rurais entorno de Araguaína.

Na reunião foi apresentado a nova metodologia de Desenvolvimento Local no qual o IZ irá fomentar no ano de 2015. Essa nova visão, visando organizar grupos de agricultores e agricultoras rurais em Grupos Produtivos Solidários tendo como meta o trabalho coletivo de produção, sendo que cada produtora ou produtor terá sua individualidade produtiva, porém irão trocar bens essenciais no processo produtivo: mão-de-obra, conhecimento, insumos produtivos, ferramentas e utensílios, equipamentos, entre outros.

A ideia do programa é unir pessoas com características similares, afetividade, e próximas, territorialidade em Grupos Produtivos pequenos, mínimo 5 e máximo 10 DAP's. Com essa união, o grupo irá desenvolver um processo de diagnósticos rural participativo em suas propriedades como no grupo, e assim conhecer os pontos fortes como os pontos fracos para juntos encontrar uma solução comum aos problemas existentes àquele grupo.

A estratégia do programa são: regularização ambiental, autogestão, produção sustentável, transição agroecológica, disseminação de sistemas agroflorestais, beneficiamento da produção, venda dos produtos, proteção do bioma Cerrado e Amazônia, entre outros.

Ficou definido que novamente a equipe técnica irá se reunir para dar continuidade ao processo e assim definir o planejamento de implantação do programa a partir deste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário